Avaliação Psicológica de Condutores

/Avaliação Psicológica de Condutores
As nossas áreas de intervenção

A avaliação psicológica de condutores apenas pode ser realizada e psicólogos e destina-se a avaliar as áreas percetivo-cognitiva, psicomotora e psicossocial, relevantes para o exercício da condução ou suscetíveis de influenciar o seu desempenho.

image_01

A realização de avaliação psicológica de condutores só pode ser realizada por Psicólogos, segundo o Decreto-Lei n.º 138/2012 de 5 de Julho.

A obtenção, validade e revalidação dos títulos de condução fica condicionada ao preenchimento e manutenção, pelo seu titular, das condições mínimas de aptidão psicológica a qual, sempre que exigida, deverá ser comprovada por certificado de avaliação psicológica.

“A avaliação psicológica dos candidatos e dos condutores do Grupo 2 e, igualmente, dos que forem mandados submeter a esta avaliação pelo médico que realizou a avaliação física e mental, é realizada por psicólogos, no exercício da sua profissão”.

A avaliação psicológica de condutores é realizada tendo em conta provas que avaliam “as áreas perceptivo-cognitivas, psicomotora e psicossocial, relevantes para o exercício da condução ou susceptíveis de influenciar o seu desempenho”.