Avaliação Psicológica

/Avaliação Psicológica

As nossas áreas de intervenção

O processo de avaliação psicológica permite, não só elucidar aspetos do funcionamento psicológico, como também reconhecer recursos e delinear possíveis estratégias de intervenção.

avaliação_psicologica

O processo de avaliação psicológica da criança e do adolescente apresenta diversas características:

  • Multi-axial: avalia diferentes eixos de desenvolvimento (e.g., físico, cognitivo, comportamental, social, emocional);
  • Pluri-informantes: envolve diferentes intervenientes (e.g., criança ou adolescente, pais, professores);
  • Dinâmico: tem em conta a existência de várias mudanças em curso.
  • Integrativo e sistémico.

O psicólogo planeia e delineia cada processo de avaliação psicológica consoante as necessidades e especificidades da crianças ou adolescente. O psicólogo deverá seleccionar os instrumentos, testes e provas psicológicas consoante o caso e a natureza da avaliação psicológica:

  • Avaliação Cognitiva.
  • Avaliação Emocional.
  • Avaliação Comportamental.
  • Despiste de Dislexia.
  • Despiste de outras Dificuldades de Aprendizagem.
  • Avaliação da Maturidade Escolar.