Consulta de Psicoterapia EMDR

/Consulta de Psicoterapia EMDR

As nossas áreas de intervenção

O EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing ou Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares) é um método psicoterapêutico desenvolvido nos anos 80 pela Dra. Francine Shapiro.

image_06

Um número substancial de estudos científicos já provou a eficácia do EMDR, sendo uma abordagem que permite uma intervenção rápida na redução da sintomatologia e com resultados duradouros a longo prazo.

Esses estudos demonstram a sua eficácia no tratamento de inúmeras perturbações e formas de trauma, como por exemplo: stress pós-traumático, ansiedade, quadros depressivos, fobias (ex. medo de viajar de avião, de agulhas, de conduzir, de ir ao dentista, etc.), ataques de pânico, luto, doenças psicossomáticas, dor crónica, abuso/negligência na infância, abusos sexuais/físicos.

Através da estimulação alternada do cérebro com movimentos bilaterais e dos protocolos de tratamento do EMDR, permite-se que a pessoa reprocesse memórias perturbadoras, eliminando crenças negativas, emoções e sintomas somáticos associados a essas memórias e as integre de uma forma adaptativa, ou seja, livre de perturbação e como parte da sua história de vida.