Orientação Vocacional

/Orientação Vocacional

As nossas áreas de intervenção

O Ensino Básico (3º Ciclo) e o Ensino Secundário, constituem etapas escolares fundamentais para definir o percurso académico e profissional dos jovens.

Neste sentido, estes momentos de decisão académica são, frequentemente, acompanhados por sentimentos de ansiedade, incertezas e dúvidas relativamente ao futuro.
O processo de orientação vocacional apresenta-se como um óptimo recurso e apoio, no auxílio a uma tomada de decisão mais fundamentada e consciente.
O processo orientação vocacional pode ter a duração de 3 a 4 sessões e permite, através da realização de uma entrevista e aplicação de diversos instrumentos e testes, a avaliação de diferentes aspetos, nomeadamente: mitos e crenças; valores e interesses profissionais; “personalidade” vocacional; aptidões específicas. Este processo finaliza com uma fase de exploração vocacional (procura de informação e reflexão sobre as alternativas vocacionais existentes) e tomada de decisão.
É importante salientar que esta tomada de decisão não é estanque e rígida. Assim, as experiências e vivências pessoais e académicas do jovem poderão levar à consolidação da sua escolha ou reformulação da mesma.